Leite
Um alimento natural com grande valor nutricional.
O leite é um alimento natural, sendo o produto da secreção mamária normal de mamíferos. O mais consumido é o leite de vaca, mas dependendo da região e da utilização, pode provir de outros animais leiteiros como a cabra, a ovelha, a búfala, a camela ou a égua.
No caso do leite de vaca, o bem-estar das vacas é determinante para a qualidade do leite que oferecem. O leite deve ser proveniente de produtores com estábulos registados que proporcionem a melhor alimentação, saúde, limpeza e conforto aos animais.
O leite é recolhido em salas de ordenha com equipamento que permite manter as propriedades naturais do leite através da sua refrigeração (temperatura entre 0 °C e 4 °C), até ser transportado em camiões cisterna isotérmicos para a fábrica.
Quando o leite chega à fábrica é submetido a uma triagem qualitativa, através de análises laboratoriais: microbiológicas, nutricionais (como proteína, gordura, entre outros indicadores), entre outros parâmetros de qualidade e segurança.
A origem e o processo de transformação do leite são determinantes na qualidade deste alimento.
O leite é submetido a um tratamento standard que garante a sua segurança e conservação, recorrendo apenas a processos de natureza física: movimento, calor, barreiras. Não é permitida a adição de conservantes, ou qualquer outro tipo de aditivos no tratamento do leite.
Os leites são cheios em embalagens estéreis, assépticas e isentas de ar, o que aliado ao tratamento térmico prévio permite conservar as características físicas e nutricionais do leite durante mais tempo.
Os leites são classificados legalmente de acordo com os seguintes critérios:
- Tratamento térmico: Leite pasteurizado ou ultrapasteurizado (UHT);
- Teor de gordura: Leite gordo ou inteiro (teor de matéria gorda mínimo de 3,50 %); Leite parcialmente desnatado ou meio-gordo (teor de matéria gorda entre 1,50 % e 1,80 %); Leite desnatado ou magro (teor de matéria gorda máximo 0,50 %).