Crianças 3⁺
As crianças neste grupo etário encontram-se numa fase de crescimento e formação óssea e dentária, além do desenvolvimento neurológico. As suas necessidades de cálcio e fósforo encontram-se por isso aumentadas, bem como as de zinco, ferro, vitaminas A, B, C, D e ácido fólico.
Continua a ser importante a ingestão adequada de: proteínas, cálcio e fósforo que contribuem para o crescimento e o desenvolvimento normais dos ossos das crianças; vitamina D que além de contribuir para o crescimento e o desenvolvimento normal dos ossos das crianças, também contribui para o funcionamento normal do seu sistema imunitário; iodo que contribui para o crescimento normal das crianças; e o ferro, que contribui para o seu desenvolvimento cognitivo normal.
Os laticínios fornecem proteínas de alto valor biológico, fundamentais nesta fase do ciclo de vida, bem como parte das vitaminas e minerais requeridos nesta fase. Pensar nas diferentes refeições do dia-a-dia pode ser uma tarefa difícil para os pais. Mas a alimentação é um ponto fulcral para que as crianças possam crescer fortes e saudáveis!
Para uma alimentação equilibrada, é importante dividir os alimentos em 5 refeições diárias, fazendo lanches saudáveis entre as refeições principais: pequeno-almoço, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.
Recomenda-se que os intervalos entre as refeições não sejam muito longos (até 3h ou 3h30). Esta divisão evita as quebras de energia causadas pelo jejum, que geram mais fome e levam a excessos em refeições mais espaçadas. Assim, ajuda ainda a prevenir a obesidade a médio e longo prazo. Por outro lado, o jejum prolongado provoca diminuição de açúcar no sangue o que influencia negativamente a capacidade de atenção e concentração.
Atendendo às necessidades nutricionais especiais por parte das crianças, existem leites nutricionalmente adaptados ao seu crescimento.
A Mimosa procede continuamente à melhoria dos perfis nutricionais dos produtos Mimosa destinados a crianças e jovens, o qual resulta em soluções nutricionais sem açúcares adicionados ou com menos açúcares adicionados. Veja algumas sugestões de lanchinhos bons e práticos para os seus filhos levarem na mochila, todos os dias da semana.