Mimosa Porquê?
Porque os humanos são os únicos que se alimentam de mais do que aquilo que comem.
A alimentação é o ato natural de escolher e combinar alimentos que, por sua vez, nutrem o nosso corpo. Os hábitos alimentares são parte da nossa cultura, das nossas tradições, expressam quem somos e como nos sentimos, e são uma forma de nos relacionarmos com os outros.
A função básica dos alimentos é fornecer ao corpo todos os nutrientes e elementos necessários para nos mantermos vivos, para crescermos e nos desenvolvermos. Contudo, para além de nutrir, a alimentação deve também proporcionar bem-estar e prazer aos sentidos.
Nos últimos 50 anos a composição das refeições, a sua distribuição ao longo do dia e o seu próprio significado mudaram. Os hábitos alimentares dos portugueses alteraram-se, como consequência do desenvolvimento económico e do maior poder de compra das famílias, que resultou no aumento quantitativo dos alimentos disponíveis assim como no acesso aos alimentos. A par destas mudanças, chegaram novos alimentos que substituíram os tradicionais.
Rapidamente o aumento indiscriminado do consumo de alimentos fez-se sentir, e continua a fazer-se sentir, na saúde das pessoas, não só adultos como também crianças. Uma alimentação que sustente uma boa nutrição, promove saúde e bem-estar, e a Mimosa promete bem-estar com alguns passos simples.
Estes são, pois, os 5 pilares do bem-estar Mimosa:
Faz boas escolhas
A alimentação é um dos principais fatores que influenciam a nossa saúde.
Uma alimentação saudável – que é equilibrada, variada e completa – todos os dias, favorece a manutenção da saúde ao longo da vida. Reparte as refeições ao longo do dia e evita ficar mais de 3 horas sem comer.
Tão importante como 'quando' se come é, obviamente, 'o que' se come e ‘quanto' se come. Para melhorar hábitos alimentares, guia-te pela Roda dos Alimentos. O tamanho das fatias da Roda ajuda a perceber quais os grupos de alimentos que deves consumir em maior quantidade e em menor quantidade, durante o dia.
Escolhe Mimosa
De acordo com a Roda dos Alimentos, os lacticínios devem representar 18% da nossa alimentação diária, o que corresponde a 3 porções diárias destes alimentos.
O leite é um alimento único, de riqueza nutricional inigualável porque oferece inúmeros nutrientes indispensáveis ao nosso organismo, tem um baixo valor calórico e, além disso, também contribui para a hidratação diária.
São muitos os estudos que assinalam que a ingestão de leite e produtos lácteos aumenta a densidade nutricional e a qualidade da alimentação de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Beber leite todos os dias é um gesto importante, mas também prático, uma vez que o pode beber a qualquer hora do dia e em qualquer lugar.
Come com prazer
Para além de nutrir, a alimentação deve também proporcionar bem-estar e prazer aos sentidos. Bem-estar também é comer o que se gosta, desde que impere o bom senso.
Vive mais ao ar livre
A atividade física é fundamental para a saúde e bem-estar, ajuda a gastar energia, a fortalecer os músculos e os ossos, a manter um peso saudável e a reduzir o risco de várias doenças.Para uma vida saudável recomenda-se, pelo menos, 30 minutos de atividade física todos os dias.
Gosta de TI e dos teus
Sentires-te bem contigo é fundamental para manter a força e segurança necessárias para enfrentar os desafios do dia-a-dia. A autoestima pode ser influenciada positivamente através da forma como se pensa, como se age, como se ocupa o tempo, como se cuida da imagem.
Um corpo perfeito não tem de ser muito magro, muito jovem ou muito bronzeado. O corpo perfeito é o teu… com saúde! Faz uma coisa que há já muito tempo tens adiado. Mima-te. Há pequenas vitórias diárias que habitualmente deixamos passar em branco. Valoriza-as. Faz coisas diferentes, irás sentir-te melhor por aumentar os teus conhecimentos e fugir da rotina.
Não te esqueças de vigiar regularmente a tua saúde e apostar na prevenção. Somos responsáveis pelo nosso corpo e por nos sentirmos bem com ele. Por tudo o que nos alimenta: porque somos os únicos que se alimentam de sonhos, ambições e... mimo!